Anderson Moraes apresentou à Alerj projeto para criar o Programa Guardião da Segurança
Por Nelson Lima Neto | O Globo
Veja essa proposta publicada hoje no Diário Oficial, na parte que cabe à Assembleia Legislativa do Rio. Trata-se de uma proposta para, veja só, "instituir o Programa Guardião da Segurança Pública no Estado do Rio".
Deputado Anderson Moraes está em seu segundo mandato na Alerj — Foto: Thiago Lontra / Alerj |
De autoria do deputado Anderson Moraes, um bolsonarista de quatro costados, o texto prevê a criação de um grupo formado por "cidadãos praticantes de artes marciais ou ex-agentes de segurança pública ou privada" com o objetivo de apoiar o policiamento "em áreas com altos índices de roubos e furtos". Autoriza ainda, pasme, o pagamento aos guardiões por cada prisão realizada.
A legislação surge dias após grupos de "justiceiros" tomarem a internet, divulgando ações de repressão a pessoas "suspeitas" em ruas da Zona Sul do Rio de Janeiro, especialmente em Copacabana. No final de semana, como se sabe, diversos casos de roubos e furtos foram registrados no bairro.
A proposta ainda prevê que "os guardiões deverão ser capacitados pelos órgãos de segurança pública e possuir equipamentos necessários para imobilização do criminoso e comunicação imediata às delegacias de polícia".
Postar um comentário
Grato por sua colaboração.