Tarcísio culpa Lula por taxação "ideológica" de Trump e é lembrado de foto com boné MAGA

Escalado como anti-Lula e governador do país mais afetado, Tarcísio se alinhou a Trump contra o Brasil e foi detonado nas redes. Bolsonaro tem reação medrosa e publica versículo da Bíblia.


Por Plinio Teodoro | Revista Fórum

Principal aposta da terceira via e do neofascismo bolsonarista para ser o candidato anti-Lula, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) culpou o presidente brasileiro pela taxação "ideológica" de 50% imposta por Donald Trump ao Brasil.

Tarcísio comemora posse de Trump com o boné Make América Great Again | Créditos: Reprodução de vídeo / Instagram

Sem citar Eduardo Bolsonaro (PL-SP), principal articulador da conspiração contra o Brasil junto a Trump, o governador de São Paulo - estado que será o mais afetado pelas tarifas - foi às redes às 10h41 desta quarta-feira (9), seis horas após a mensagem de Trump, e se alinhou à taxação imposta pelo presidente dos EUA.

"Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil", escreveu Tarcísio, em publicação recheada de bravatas. "Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro. A responsabilidade é de quem governa. Narrativas não resolverão o problema", emendou o governador paulista.

Prontamente, os seguidores e adversários políticos comentaram a publicação com a foto em que Tarcísio aparece com o boné Make América Great Again - MAGA, na sigla em inglês -, postada por ele para comemorar a vitória eleitoral de Donald Trump.

"Ops, você deixou cair essa foto aqui", escreveu a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) na publicação, juntamente com a imagem, em meio à uma enxurrada de comentários criticando a publicação.

Líder do PT na Câmara, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que "a máscara de Tarcísio está caindo" e que o pré-candidato da terceira via "não tem envergadura para defender o estado que governa e o país a que pertence".

"O governador Tarcísio tenta posar de bom moço depois que insuflou a crise. Há dois dias fez um X apoiando Trump na defesa de Bolsonaro contra o STF. Agora, depois de seis horas em silêncio, tenta jogar a culpa em Lula e não diz uma palavra sequer contra a posição do Trump", inicia Lindbergh.

"Nenhuma defesa do Brasil. Opta pelo Boné do Trump em vez da camisa do Brasil. E as empresas, os empregos de SP como ficam? Concorda que não vivemos em uma democracia? Que Alexandre de Moraes é ditadora? VERGONHA! A máscara de Tarcísio está caindo. Não tem envergadura para defender o estado que governa e o país a que pertence", emenda o líder do PT.

Bolsonaro

Blindado por Michelle Bolsonaro (PL) no afastamento determinado por médicos, Jair Bolsonaro (PL) até o momento teve uma reação tímida e medrosa, publicando apenas um versículo bíblico na rede X, por volta das 21h.

"Quando os justos governam, o povo se alegra. Mas quando os perversos estão no poder, o povo geme", escreveu.

A publicação também recebeu uma saraivada de críticas, responsabilizando o ex-presidente pela ofensiva de Trump contra o Brasil.

"Você é o maior inimigo do Brasil hoje. Todos estão vendo", comentou Alberto Cantalice, membro do Diretório Nacional do PT e Diretor da Fundação Perseu Abramo.

0/Post a Comment/Comments

Grato por sua colaboração.